Quadro eleitoral de Goiânia

13Sep19

A queda da coligação proporcional fará que os partidos lancem chapa exclusiva de candidatos a vereador. Para fortalecer estas chapas, a melhor estratégia será lançar candidatos a prefeito. Portanto, no ano que vem poderemos ter mais de 5 candidatos a prefeito de Goiânia, que é a média das últimas eleições. Poderemos ter mais de 10 nomes pleiteando a Prefeitura. Claro, a maioria com pouca chance de vitória. Vamos ver como está o quadro hoje nos maiores partidos na capital:

MDB
Começar pelo prefeito Iris Rezende, que faz mistério como sempre se será candidato mais uma vez, mas suas últimas ações administrativas não deixam dúvidas: trabalha dia e noite para se cacifar eleitoralmente, apesar dos 85 anos de idade, para 2020. Caso não seja candidato a reeleição, o ex-governador Maguito Vilela surge como nome forte no partido em Goiânia.

PSB
O deputado federal Elias Vaz é o nome mais forte hoje na oposição ao prefeito Iris Rezende. Tem o apoio do senador Jorge Kajuru. Pode costurar aliança com três a cinco partidos.

PSD
O deputado federal Francisco Júnior é cotado, por ter obtido boa votação na eleição de 2016, embora tenha articulado quase nada para uma candidatura em 2020.

PT
Tem a pré-candidatura da deputada estadual Adriana Accorsi, fortalecida com a vitória do seu grupo para comandar o diretório metropolitano do partido.

PSDB
O deputado estadual Talles Barreto é o nome mais cotado para disputar a Prefeitura pelos tucanos, mas seu partido sofre do forte revés eleitoral de 2018.

PSL
O deputado estadual Major Araújo é pré-candidato pelo partido do presidente Bolsonaro. Foi vice na chapa de Iris Rezende em 2016 e renunciou ao cargo municipal para continuar na Assembleia.

PP
O senador Vanderlan Cardoso é o nome mais citado no partido, mas ele prefere deixar para disputar o governo estadual em 2022. Pode apoiar o deputado Elias Vaz.

Patriota
Presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo é cotado para disputar a Prefeitura. Mas nos bastidores acredita-se que o vereador mira mesmo é uma vice de Iris Rezende.

Cidadania
O deputado estadual Virmondes Cruvinel está decidido a disputar a Prefeitura.

Pros
O secretário estadual Wilder Morais busca ser candidato pela base do governador Ronaldo Caiado, que prefere apoiar Iris Rezende. Pode ser indicado para uma vice do emedebista.

São vários nomes e possibilidades postas hoje na praça eleitoral de Goiânia. Este quadro tende a ficar inalterado até março ou abril do próximo ano, quando as articulações nos partidos tendem a ganhar maior força. Também se espera para até abril uma posição mais clara do prefeito Iris Rezende sobre seu projeto político para o futuro.



No Responses Yet to “Quadro eleitoral de Goiânia”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: